Juntamente com a análise do manual de funcionalidades do painel para Automação de Processos GAT Link Vivo, da Telefônica SA., foi realizado desenvolvimento do Novo Painel de Controle Fibra One Stop Shop (NFOSS). Este sistema foi desenvolvido para atender as vendas de produtos de Fibra quando o assinante não tem uma linha fixa, ou seja, quando ele adquiria a linha fixa junto da fibra ou está efetuando port-in de outra operadora.
Em função de uma serie de limitações funcionais de sistemas legados, o operador, para realizar a venda do produto de Fibra, era obrigado a verificar individualmente os parâmetros em outros sistemas para verificação de disponibilidade de terminal para consulta comercial e qualificação para venda.
O NFOSS é um sistema desenvolvido que se propõe a acompanhar o fluxo de instalação de fibra em todas suas etapas desde o pedido de venda até a instalação da fibra no cliente, monitorando os status de instalação e os avisos de erro de processamento. Para tanto o sistema faz uso de uma carga batch dos pedidos de vendas para a criação de um arquivo de Pendências de Vendas.
Internamente foram desenvolvidos processos denominados “bots” que varrem a esta base de Pendências, considerando o status dos pedidos e através da emulação de terminal faz a consulta e eventualmente a atualização de dados nos vários sistemas legados que subsidiam os processos para atendimento do cliente.
De acordo com as informações obtidas em cada etapa do processo, estatísticas sintéticas dos pedidos são apresentadas em painel de consulta, disponibilizado a consulta a relatórios analíticos dos mesmo e permitindo ainda a consulta individual da situação de pedido, sempre consolidando a atuação dos vários sistemas.
Macro fluxo dos processos
- Venda realizada no Si@.
- Extrai informações das assinaturas no browser e carrega no FOSS.
- ROBÔ 1: fazer a consulta no CSO/ATIS para ver quando a instalação da linha está concluída (via emulação de tela).
- ROBÔ 2: Baixar as ordens de LIRW (linha fictícia) no SGOS (via emulação de tela). O SGOS baixa a linha no CSO/ATIS.
- ROBÔ 3: Efetua a venda da Fibra no SMS (via emulação de tela) com base nas informações extraídas do Si@. A fibra fica vinculada ao terminal/NRC fictício.
- ROBÔ 4 – Acompanhamento da venda: trata as vendas emitidas pelo robô de vendas e as criticadas por já estar vendido. Verifica se a OS foi concluída.
- ROBÔ 5 – Acompanhamento da portabilidade: verifica se a portabilidade foi concluída no CSO/ATIS.
- Actions: Arquitetura, Desenvolvimento, Project Management
- Coding: Python, Java, HTML/CSS